
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) emitiu um alerta sobre a aproximação de um ciclone tropical à costa moçambicana, prevista para este domingo. O fenómeno poderá influenciar as condições meteorológicas em três províncias do país.
De acordo com uma nota divulgada ontem pelo INAM, o sistema de baixa pressão atmosférica poderá impactar as províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia a partir de amanhã, afetando tanto o estado do tempo quanto a navegação marítima. Essas regiões já foram atingidas por dois ciclones, Chido e Dikeledi, durante a atual época chuvosa, nos meses de dezembro e janeiro.
“As projecções indicam que o sistema poderá entrar no canal de Moçambique no dia 08 (hoje) de Março de 2025, afectando a navegação marítima com ventos tempestuosos”, refere o comunicado do INAM.
O instituto informou que segue monitorizando a evolução do sistema e recomendou que a população acompanhe as atualizações fornecidas pelas autoridades competentes.
Moçambique está entre os países mais afetados pelas alterações climáticas globais, enfrentando frequentemente cheias e ciclones tropicais na época chuvosa, além de períodos prolongados de seca severa.